19 outubro 2007

Porquê Tratado de Lisboa?

Caríssimos, para começar, ao jeito do Joka, tenho a dizer "Tomem tomem fui o primeiro a escrever qualquer coisa sobre o Tratado de Lisboa no nosso grande blog!!".

Mas a grande dúvida que me surgiu foi: porquê Tratado de Lisboa? Ontem a Xyphius Gladius perguntava porquê é que não é Tratado do Porto?

Ouso mesmo dizer mais! Num país tão glorioso como o nosso, porque não Tratado do Cacém? de Ranholas? de Freixo de Espada à Cinta? Mas, como podem notar, todos estes nomes soam a pouco... não faz sentido baptizar o nosso tratado com nomes de terras que ninguém conhece.

Assim, o novo Tratado deveria chamar-se não de Lisboa mas sim de Sarilhos Pequenos. Sim, Tratado de Sarilhos Pequenos. Para quem não conhece, é uma belíssima freguesia no Concelho da Moita, com 3,79 km² de área e 1 049 habitantes.

Mas porquê Sarilhos Pequenos? A razão é simples: este Tratado foi um autêntico sucesso - foi feito em pouco tempo, os juristas tiveram de o rever à velocidade da Luz, os Polacos e os Italianos viram os seus problemas resolvidos às quatro pancadas, e os Britânicos só usam as partes que mais gostam. Um pouco como o papel higiénico, portanto.

Assim, este tratado pode ser compreendido como um Sarilho Pequeno. Pensem, podia ter sido uns Sarilhos Grande (como o Tratado Constitucional), que fica apenas a escassas centenas de metros de Sarilhos Pequenos, como podem ver no mapa. Assim, a coisa até foi muito bem feita!



O nosso blog até teve acesso ao próprio local onde o Tratado foi assinado pelos 27 plenipotenciários dos Estados Membros. Olha prá ele tão bonito (aquele senhor é o Sócrates):






Agora mais a sério. Aqueles que dizem que é uma autêntica saloiada dar tanta importância ao nome e centrarmos a nossa Presidência em colocar "Lisboa" na capa de um Tratado não devem estar a compreender bem as implicações. Só por si, a imagem na política internacional vale muito.
E, se para um país como Portugal, que só está na União desde 86, é indiferente ter um nome de um Tratado (Roma, Maastricht, Nice... coisa pouca), devem estar um muito iludidos. Só metemos o nosso nome na construção europeia... o que é que é isso...

Spiff.

1 comentário:

Anónimo disse...

Oi, achei seu blog pelo google está bem interessante gostei desse post. Gostaria de falar sobre o CresceNet. O CresceNet é um provedor de internet discada que remunera seus usuários pelo tempo conectado. Exatamente isso que você leu, estão pagando para você conectar. O provedor paga 20 centavos por hora de conexão discada com ligação local para mais de 2100 cidades do Brasil. O CresceNet tem um acelerador de conexão, que deixa sua conexão até 10 vezes mais rápida. Quem utiliza banda larga pode lucrar também, basta se cadastrar no CresceNet e quando for dormir conectar por discada, é possível pagar a ADSL só com o dinheiro da discada. Nos horários de minuto único o gasto com telefone é mínimo e a remuneração do CresceNet generosa. Se você quiser linkar o Cresce.Net(www.provedorcrescenet.com) no seu blog eu ficaria agradecido, até mais e sucesso. (If he will be possible add the CresceNet(www.provedorcrescenet.com) in your blogroll I thankful, bye friend).