22 novembro 2007

Arte - Maria Leal da Costa(prima do joka) e Duarte Vitória

Maria Leal da Costa e Duarte Vitória

Na próxima quinta-feira em Bruxelas a Orfeu organiza com a Comissão Europeia, no quadro da Presidência Portuguesa da UE, uma exposição de dois artistas portugueses: a escultora Maria Leal da Costa e o pintor Duarte Vitória. São ambos amigos da família, já no passado foram convidados da Orfeu e expuseram na livraria. Desta vez a Comissão oferece o espaço.
A Maria vai trazer a Bruxelas peças trabalhadas sobretudo em ferro e mármore. O metal quase sempre gasto e enferrujado abraça-se aos diferentes tipos de mármores que escolhe, criando peças de uma grande leveza e de muita elegância. Mas o trabalho da escultora é mais vasto e pode ser apreciado no seu site que aconselho muito vivamente. E, já que aqui estamos, há que dizer que a Maria vive em Marvão no Alto Alentejo (um Alentejo verde e surpreendente) e que com o marido Zé Manel, mantém um negócio de turismo rural que é uma pérola digna de muitos e muitos elogios. A Quinta do Barrieiro é um pequeno paraíso que vale a pena visitar.

O Duarte é um jovem pintor com um talento enorme (não tem um site pessoal mas estes dois contêm trabalhos dele). Os retratos que pinta são poderosos. A precisão no desenho é de uma intensidade que não deixa ninguém indiferente. As telas são grandes e exercem sobre o observador um fascínio muito peculiar, é-nos quase impossível parar de olhar.
publicado também no 19 meses depois

Sem comentários: