27 novembro 2007

Corepettos e Corepettas, para o Brasil!!!

Caros, está quase a chegar a hora!!
Preparai-vos, teremos todos de fazer as malas e deixar este nosso edifício!

E perguntais vós, porquê o Brasil? Podia dizer logo: porque tem sol, tem praias, tem minina po minino e minino pa minina, tem leite de coco, né?, tem também samba e tem futebol! Que mais?

A razão é mais nobre: faz hoje, precisamente hoje, que o D. João VI pegou na mochila e deu de frosques para o Brasil. Fizeram-lhe companhia entre 8000 a 15000 pessoas, o que, como imaginam, dá um inter-rail bastante curtido (talvez inter-sail).

Pela primeira vez na História, a capital trocava a metrópole pela colónia, levando ao Novo Mundo a sociedade e modos europeus, o que marcou para sempre aquele país (além de terem sido colonizados por nós, logo falarem português, ainda tiveram de gramar com uma monarquia).
Ainda assim, foi uma decisão ousada e ponderada. Sem a Corte, os exércitos de Napoleão - e foram três - não tinham maneira de vencer Portugal. É certo que deixámos o país à mercê das invasões e da defesa inglesa, ou seja, à ocupação, mas lá nos safamos.

Do mesmo modo, daqui a um menos de mês vamos assistir a um êxodo semelhante na REPER: os cerca de 30 Corepettos e Corepettas vão debandar daqui, deixando esta representação sem a sua fina-flor, à mercê das investidas estrangeiras.

A vida é mesmo assim. Quem sabe alguns de nós voltarão aqui? Outros farão um novo Império... outros talvez ficarão apanhados pelo futebol ou pelo samba. Logo veremos...!

Tal como à 200 anos a partida foi retratada com os meios então disponíveis, hoje junto-me ao apelo do Joka: temos de organizar a foto de família!

Spiff.

Sem comentários: